Neste mês, existe uma campanha muito importante chamada Outubro Rosa que está ocorrendo em todo o mundo. Eu, Dra Lívia, como mulher, preciso relembrar de sua importância. Seu início foi nos Estados Unidos na década de 20 e se disseminou pelos países a fora. Grandes organizações de saúde e importantes personalidades adotaram o laço cor de rosa para lembrar da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio do autoexame de mama e exame clínico com o ginecologista. Estima-se que de 100 mulheres que possuem esta doença, se precocemente descoberta, 95 irão alcançar a cura.
Um importante fator protetor contra o câncer de mama é a amamentação! Pesquisadores demonstraram que essa associação provavelmente se dá devido às baixas taxas dos hormônios relacionados ao câncer durante a gestação e amamentação.
Aí entra outro assunto importante- Amamentação. Quem já é mãe ou está gestante, sabe o quanto ficamos preocupadas com este tema. Temos diversas dificuldades: posição de pega, quantidade de amamentação, horário, duração, dor na sucção, mordeduras do bebê…são tantos mitos e dúvidas, que associadas com um momento tão delicado nos deixam no maior sufoco.
Como dentista e também mamãe, me sinto na responsabilidade de ajudar outras mulheres, que assim como eu, tiveram os mesmos questionamentos.
Aí vai a dica! Uma das causa da dificuldade em amamentar pode ser odontológica. Muitas vezes o bebê nasce com o freio lingual (membrana que fica embaixo da língua) muito inserido, o que causa dificuldade na amamentação e por conseguinte, dificuldade de ganhar peso. Por isso, o bebê deve passar em uma avaliação com o odontopediatra!
Na nossa clínica temos uma excelente Odontopediatra, a Dra. Natália Teixeira, inclusive já com mestrado na área. Seu atendimento é gentil e delicado, do jeitinho que nossos bebês e crianças necessitam. Ela realiza a cirurgia de frenectomia lingual infantil, que é a forma de reverter esse quadro de dificuldade de amamentação por freio lingual com inserção incorreta. Estamos comprometido com o bem estar da sua família.
Neste mês e no restante do ano, busque sua saúde, cuidemos de nós mesmas- mulheres, bem como de toda a nossa família. Afinal, nós somos o porto seguro de nossas casas.