fbpx

Hoje o nosso lembrete são para as crianças e adolescentes que necessitam de cuidados especiais. Na área de saúde existem profissionais que se dedicam a estudar e cuidar destes tão queridos pacientes.
Em medicina, existe uma subespecialidade chamada Neuropediatria ou Neurologia Infantil, que trata de doenças que envolvem o sistema nervoso central e periférico das crianças. O profissional em questão acompanha o desenvolvimento neurológico, através de exame clínico minucioso e análise do desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.

Dentre as patologias atendidas por este profissional temos:
– Dificuldade escolar
– Dores de cabeça ou cefaléia
– Hiperatividade e déficit de atenção(TDAH)
– TIC: Tiques e TOCs (transtorno obsessivo compulsivo), gagueira
– Alteração de tamanho e da forma da cabeça
– Meningite
– Epilepsia e crise convulsiva
– Atraso para falar
– Atraso para caminhar
– Hipotonia
– Distúrbios do sono(como insônia ou terror noturno)
– Paralisia Cerebral
– Doenças musculares
– Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico
– Autismo
– Síndromes genéticas
– Erros inatos do metabolismo
Entre outras doenças infantis neurológicas.

Já na odontologia, existe o especialista em Pacientes com necessidades Especiais(PNE), que faz o atendimento do indivíduo que possui alguma doença ou situação clínica que necessitem um atendimento odontológico diferenciado. O especialista na área está capacitado para prestar uma odontologia de alta qualidade cercada dos cuidados necessários à cada situação específica seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência, sendo que a maioria desses indivíduos está em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, e apenas 2% dessas pessoas recebem atendimento adequado voltado para as suas necessidades.

Dentre as doenças atendidas por estes profissionais temos:

– Paralisia cerebral
– Deficiência física Anomalias congênitas (deformações, síndromes)
– Distúrbios comportamentais (autismo)
– Transtornos psiquiátricos

– Distúrbios sensoriais e de comunicação
– Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas, etc)
– Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)
– Assistência integral aos pacientes oncológicos (pré, trans e pós
transplante)

Na nossa equipe contamos com dois profissionais super gabaritados, o Dr. Charlington Cavalcante (na Neuropediatria) e a Dra Sandra Jova ( nos Pacientes com necessidades especiais), estes comandam nossa equipe nestas especialidades, proporcionando todo o cuidado que os pacientes merecem. As duas áreas por serem muito relacionadas acabam se comunicando e transformando de uma forma significativa a qualidade de vida destes pacientes e das suas famílias.

Deixe um Comentário

Um pouco sobre

A Clínica Authentique realiza atendimentos em Odontologia e Medicina com a missão de garantir aos seus pacientes um atendimento diferenciado pautado no acolhimento e humanização do cuidado.

Redes Sociais

© 2018. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Agência Maps

Open chat