A sensibilidade dentária é causada por um desgaste do tecido esmalte dentário, que é o tecido mais duro e protege a parte aparente do dente(a coroa) ou mesmo o desgaste pode acontecer na parte da raiz, pelo desgaste de uma parte do tecido
que recobre a raiz chamado cemento. Ambos os desgastes levam à exposição de um tecido mais interno chamado dentina, que é menos densa e contem microtúbulos que levam a sensibilidade até o tecido mais interno do dente (a polpa), levando à sensibilidade exacerbada, aos mínimos estímulos ácidos, gelados ou quentes.
A higiene inadequada é a causa comum para o desgaste dos tecidos dentários, necessitando de uma consulta com o dentista, para a orientação da técnica correta de higienização, bem como do tratamento para as lesões já instaladas. Aplicações de flúor tópico ou mesmo aplicações de cremes dentais destinados à sensibilidade dentária, são comumente prescritos. É necessário sempre ser avaliada a oclusão(mordida) que muitas vezes se soma aos fatores que causam este tipo de desgaste.
Procure um dentista e trate a sensibilidade, e sorria com confiança!
Dra Lívia Maria Costa Sales e Sousa