A cárie dentária é a doença de maior prevalência na espécie humana. Registros históricos remontam pinturas rupestres sobre o problema, de 22 mil anos atrás; ou mesmo ossos de oráculos chineses, que datam de 1000 a. C., já descreviam a ideia de vermes que corroem os dentes, ambos demonstrando que o problema é antigo.

Nossa intenção é informar como se forma a doença, para sermos capazes de preveni-la.

O aparecimento da cárie dentária dá-se pela interação de três fatores principais: Ingestão frequente de açúcar, bactérias presentes na placa, e a higiene oral deficiente.

O processo ocorre da seguinte forma: a placa bacteriana se forma pela aderência das bactérias bucais à película adquirida (membrada delicada formada pela adsorção de proteínas específicas da saliva na superfície do esmalte).

As bactérias acidogênicas da placa, principalmente Streptococcus mutans e lactobacilos, quando em contato com substratos de carboidrato, fazem o metabolismo e liberam ácidos orgânicos. Estes ácidos em contato com o dente promovem a perda de minerais e levam a dissolução da estrutura inorgânica do esmalte, formando a cárie. Dessa forma, não havendo placa, não há cárie.

A pergunta muitas vezes feita pelos nossos pacientes é: O que podemos controlar para evitar o aparecimento da cárie?

Uma das formas é diminuir a ingestão de açúcares. Pesquisas apontam, uma menor quantidade de cárie em populações indígenas  isoladas, pela baixa ingestão de carboidratos(açúcares). Demonstrando assim a necessidade de controlarmos a dieta cariogênica (fator que também irá ajudar  no controle de inúmeras doenças).

Outra forma é a remoção mecânica da placa dentária, cuja técnica pode ser executada pelo próprio paciente. Consiste no uso do fio dental e escovação dentária, sendo um método excelente e indispensável. Porém, depende da disposição do paciente para realiza-lo. Cada um é responsável por realizar este ato após a alimentação.

Para garantir a segurança que não haja placa aderida aos dentes, faz-se necessária a remoção mecânica da placa realizada pelo dentista. Esta atividade é conhecida como profilaxia dentária. Procure seu dentista regularmente e evite o acúmulo de placa e de tártaro. Sua saúde bucal é essencial para nós.