TDAH e a Hiperatividade Infantil

Meu filho é desatento. Ele tem TDAH?

Uma queixa frequente acerca de pacientes com dificuldade escolar é de que não consiga sustentar a atenção por muito tempo. Levanta-se, então, a suspeita de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Entretanto, como bem abordado no livro “Nem tudo é déficit de atenção”, o diagnóstico diferencial dos quadros de desatenção é amplo. Para que a conduta terapêutica seja correta, é necessário descartar outras doenças primeiro. A avaliação neuropsicológica, feita por neuropsicólogos, é o exame principal para iniciar essa investigação.
Uma causa bastante comum de desatenção é o transtorno de ansiedade, que pode sim começar ainda na infância, com sintomas tais como insegurança, fobias, impulsividade, inquietação, compulsão alimentar e automultilação. É comum que crianças manifestem ansiedade quando convivem com adultos que também sofrem com essa patologia.
Os casos de maus resultados escolares e hiperatividade devem ser investigados por neuropediatra ou psiquiatra infantil.

Referência: Livro “Nem tudo é déficit de atenção”, Dra Maria Augusta Montenegro, Pontes Editores, 2ª edição, 2017 : http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=876&search=nem+tudo+%C3%A9+deficit