fbpx

Alguém já falou que seu filho com autismo não tem nada, é só malcriação?

A desinformação acerca de transtornos comportamentais acontece ainda de forma frequente, tal como em transtornos do humor ou outros quadros psiquiátricos. Com o autismo, isso acontece porque existe um espectro, que varia desde casos muito leves, a casos extremamente graves. Algumas pessoas, por conhecerem outros indivíduos com características de personalidade e padrões de comportamento semelhantes aos de crianças com autismo leve, podem não aceitar que, em algum momento, tais comportamentos podem prejudicar o desenvolvimento e comprometer a sua qualidade de vida atual e futura.
Em geral, pacientes com quadro de autismo, quando associado a deficiência intelectual, a qual pode ser decorrente a diferentes motivos, costumam sofrer mais consequências e ter prognósticos mais graves. Mas mesmos os casos considerados leves podem não ter a mesma sorte que as pessoas com traços autísticos mas que não se enquadram no transtorno.
O diagnóstico do TEA deve ser feito seguindo-se o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que teve sua quinta edição publicada em 2013 (DSM-V). Nessa edição, resumiram-se os critérios diagnósticos, a fim de que o diagnóstico pudesse ser dado para crianças cada vez menores. A ideia é garantir o acesso às intervenções terapêuticas (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e psicopedagogia) cada vez mais precocemente, reduzindo as chances de um possível desfecho ruim.
Seguindo essa linha de pensamento, devemos procurar fugir do estigma do autismo infantil, aceitar que essas diferenças podem ser prejudiciais em diferentes momentos da vida e lutar para que o tratamento seja precocemente estabelecido. Assim, aumentam-se as chances de serem adultos felizes e socialmente adequados.
Nesse Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, quero agradecer aos pacientes e seus familiares, que diariamente me ensinam que o amor e a resiliência, quando juntos, são invencíveis. Um abraço carinhoso a eles.

Texto por: Dr Charlington Cavalcante

Deixe um Comentário

Um pouco sobre

A Clínica Authentique realiza atendimentos em Odontologia e Medicina com a missão de garantir aos seus pacientes um atendimento diferenciado pautado no acolhimento e humanização do cuidado.

Redes Sociais

© 2018. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Agência Maps

Open chat